domingo, 3 de julho de 2016
domingo, 15 de maio de 2016
quinta-feira, 5 de maio de 2016
O Golfinho
O golfinho é um animal em perigo de extinção.
Este animal pertence à classe dos mamíferos. Os mamíferos são revestidos de pele com pêlos, são vivíparos e, em bebés, alimentam-se do leite materno.
Os alimentos favoritos dos golfinhos são os peixes e as lulas. Esta espécie tem como habitat as águas tropicais e temperadas de todos os oceanos.
Os golfinhos reproduzem-se através do ventre da materno. Têm cabeça pequena, olhos grandes e só apresentam pêlos nos primeiros tempos de vida, pois estes desaparecem para permitir uma melhor adaptação à vida aquática. Os golfinhos não têm orelhas. Para comunicarem e para se orientarem, os golfinhos utilizam a ecolocalização.
Os seus inimigos naturais são os tubarões, as orcas e o homem que os caça e polui as águas do mar.
Gostaria que os seres humanos parassem com a destruição do nosso planeta que se chama Terra.
Beatriz Ribeiro
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Poesia na Corda
Decorreu na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, na última sexta-feira (8 de abril), a cerimónia da entrega de prémios Poesia na Corda 2016, concurso que tem por objetivo incentivar o gosto pela poesia, desde a simples leitura, até ao ato da criação, independentemente da idade.
Encerrando o programa da Campanha Poesia à Mesa 2016, esta iniciativa é promovida pela Câmara de S. João da Madeira, através da Biblioteca Municipal, contando com a parceria da associação “Ecos Urbanos”. Assim, entre 11 e 21 de Março, foram dispostas cordas na rua, com papel e molas, para os transeuntes escreverem e pendurarem os poemas no estendal, que agora foram premiados.
Num total de 205 poemas, foram 12 os participantes distinguidos, divididos por três categorias – “Poemas Pequeninos”, “Jovens” e “Adultos” – e sob temas como o Amor ou o Ambiente, entre outros. Durante a cerimónia, cada um dos premiados leu o seu poema, perante uma plateia que encheu a Biblioteca Municipal.
Na categoria “Poemas Pequeninos”, os distinguidos foram Luciana Costa, Francisca Ribeiro, Francisco Pereira, Eduardo Vieira, Matilde Ramos e o dueto Jorge e Gonçalo. Já na categoria de Jovens, as distinções couberam a Daniela Barbosa e Renato Barbosa. Finalmente, a última categoria distinguida foi a dos Adultos, sendo premiados Lizete Gomes, Luís Aguiar e Maria Armanda Bastos.
Na entrega de prémios marcou presença Paulo Cavaleiro, vereador da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que louvou a iniciativa, congratulando todos aqueles que participaram nela, e antevendo que em 2017 a Poesia à Mesa irá voltar a ter o sucesso e o reconhecimento do público que tem tido nos últimos anos, resultante da qualidade imposta na realização do evento.
http://www.metronews.com.pt/2016/04/13/entrega-de-premios-do-concurso-poesia-na-corda-em-s-joao-da-madeira/
terça-feira, 12 de abril de 2016
domingo, 20 de março de 2016
Poema Chinês
Chinês
Há muitos caracteres
Todos temos
que saber
Há pessoas
que os estudam
Porque não
querem ler
Hoje
tivemos teste
Quinta-feira
comida chinesa
E nem resta
A super
sobremesa
Não se sabe
não
Se no Japão
Tem algum
caracter
Igual à
China
Será que
algum dia
Vamos à
China
Para ver
Tudo o que
há para saber
Daqui a
pouco
Sabemos
falar chines
Mas sempre
Falamos
português
Agora se
formos à China
O rei diz
Ni hao!
E nós
Laoshi hao!
Gabriela Martins
terça-feira, 1 de março de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)